As aulas on-line agora são amplamente populares no ensino superior dos EUA. De acordo com dados federais da educação, mais de um terço dos estudantes fizeram pelo menos um curso on-line no outono de 2018. Números, são mais de 20 milhões de alunos on-line.
Da mesma forma, mais de 16% dos estudantes estavam matriculados exclusivamente em cursos on-line que se enquadram.
“Os alunos on-line precisam garantir que compreendam a necessidade de criar um espaço e uma estrutura para o aprendizado” , escreveu Casey Evans, diretora sênior de Aprendizagem Estratégica e Mobilização de Programas da EdPlus na Arizona State University , por e-mail. “Flexibilidade significa que você pode fazer isso no seu tempo livre, mas precisa planejar seu próprio sucesso. Um espaço dedicado, as tecnologias apropriadas, metas e cronogramas SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes, baseados no tempo) são todos inestimável para o sucesso do aluno “.
Com várias opções de educação on-line – de cursos únicos a graus on-line -, aqui estão cinco dicas para o sucesso do aluno:
- Confirme os requisitos técnicos para aulas on-line.
- Conecte-se com os instrutores cedo.
- Crie um cronograma e gerencie seu tempo com sabedoria.
- Mantenha-se organizado.
- Tenha um espaço de trabalho consistente.
Confirme os requisitos técnicos para aulas on-line
As aulas on-line podem beneficiar os alunos com horários ocupados, mas somente se eles puderem acessar os materiais.
“Compreender a tecnologia associada ao aprendizado on-line ajudará os alunos a cumprir prazos, (navegar) em várias ferramentas on-line e evitar frustrações”, escreveu Jason Ruckert, vice-chanceler e diretor de aprendizado digital da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle – Worldwide, em um e-mail. “À medida que os cursos on-line avançam, a tecnologia é capaz de integrar neles.”
As escolas geralmente publicam em seus sites os requisitos técnicos mínimos e recomendados para aulas on-line, incluindo informações como o sistema operacional necessário, velocidade sugerida na Internet e detalhes sobre câmeras e microfones.
As faculdades também publicam os requisitos de software, detalhando os programas e navegadores necessários para acessar e concluir os cursos on-line.
Leia também: Você pode encontrar cursos online de vários segmentos acessando o site: https://www.institutoiob.com.br/
Conecte-se com os instrutores cedo
Embora o instrutor não esteja fisicamente presente, esse relacionamento ainda é tão importante em uma aula on-line.
“Você não pode ficar quieto na sala de aula on-line”, escreveu Nancy Cervasio, diretora executiva da Learner Services da EdPlus no Arizona State, em um e-mail. ” Envolva-se com seu corpo docente desde cedo e com frequência, conecte-se com seus colegas de classe por meio de oportunidades de engajamento social e mergulhe na cultura da universidade.”
E não pare por aí. Cervasio sugere que os alunos procurem outros recursos disponíveis.
“Certifique-se de se familiarizar com os recursos da universidade para ajudar no seu sucesso. Não espere até que haja um problema e tente encontrá-los! Explicações, laboratórios de redação, aconselhamento, treinamento e bem-estar, entre outros, são recursos valiosos para um aluno on-line “, diz Cervasio.
Ruckert observa que um equívoco comum sobre a educação on-line é que os alunos estão sozinhos.
“As instituições que fazem bem a educação on-line têm uma equipe de suporte inteira pronta para ajudar os alunos durante toda a jornada educacional e os instrutores são o componente mais crítico dessa equipe”, diz ele. “Eu recomendaria que os alunos procurassem seus instrutores o mais cedo possível para criar relacionamento com o instrutor”.
Embora os instrutores não estejam disponíveis on-line 24 horas por dia, sete dias por semana, ele acrescenta, a maioria das universidades “tem expectativas de tempo de resposta, como 24 horas”, para responder ao contato de um aluno.
Crie uma programação e gerencie seu tempo com sabedoria
Instrutores on-line de qualidade criarão cursos fáceis de navegar e com expectativas claras.
“Com a maioria dos cursos on-line sendo condensados, os alunos farão um enorme favor a si mesmos, criando uma programação com prazos listados, horários de leituras semanais, horários de estudo e preparação de papéis, dependendo do curso”, diz Ruckert.
Planejar as tarefas do período logo no início pode ajudar a reduzir o estresse, à medida que os alunos cumprem vários prazos nos cursos.
“Trabalhe com seu consultor ou treinador para criar um cronograma ou plano que atenda às suas necessidades e estilo de vida”, diz Cervasio. “Aproveite as várias maneiras de acessar o seu curso” e encontre tempo para lidar com os trabalhos escolares usando “seu dispositivo móvel , laptop etc.”
Mantenha-se organizado
Uma maneira de os alunos on-line se manterem organizados é estabelecer metas.
“Mantenha seus objetivos em mente e crie planos para alcançá-los, interaja com eles e continue se esforçando para alcançá-los. Mantém você motivado em direção a seus objetivos finais”, diz Cervasio.
Os alunos on-line também devem saber seguir a estrutura do curso e assumir a responsabilidade pelo que está por vir.
“Nos cursos presenciais, existem padrões regulares de reuniões e, para alguns, isso pode ajudar os alunos em sua organização, mas nos cursos on-line, há muito mais confiança no aluno”, diz Ruckert. “Também existem muitas ferramentas disponíveis para os alunos ajudarem na organização, como pastas on-line, calendários, notificações (sistema de gerenciamento de aprendizado), etc.”
Em muitos cursos on-line, os alunos devem participar substancialmente das discussões em classe sobre leituras e outras tarefas. Isso geralmente envolve revisar as postagens dos colegas de classe e responder a um número específico delas com diálogo ou perguntas informadas – além de responder a comentários e perguntas sobre as próprias postagens de um aluno – para que o tempo seja orçado para esse trabalho de classe.
Tenha um espaço de trabalho consistente
Uma característica comum dos cursos on-line e presenciais é que os alunos precisam de um local para estudar ou concluir tarefas, seja em uma cafeteria, na biblioteca da escola ou em casa. Onde quer que os alunos escolham estudar e concluir as tarefas, eles devem torná-lo um local consistente, livre de interferências externas, recomendam os especialistas.